Inquéritos

Concordas com a agregação de escolas (Mega-Agrupamento)?
 

Sintonizador Rádio

Plano da Matemática II

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

PLANO DA MATEMÁTICA II

  O Plano da Matemática é uma iniciativa no âmbito do Plano de Ação para a Matemática que apoia o desenvolvimento de projetos de escolas que tenham como objetivo central a melhoria das aprendizagens e, consequentemente, os resultados em Matemática dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Apoiada pela DGIDC (Direção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular), esta iniciativa procurou dar resposta a algumas das dificuldades que ao longo dos anos colocaram a aprendizagem da Matemática em níveis quase inaceitáveis para um país que se quer desenvolvido.

  A nossa escola aderiu imediatamente a esta iniciativa e, com o esforço dos professores que numa primeira fase desenharam o plano que melhor se adequava à escola e mais tarde com o empenho de todos os que tiveram a necessidade de o colocar em prática, aplicou-se o plano durante três anos letivos, que findaram em 2008-2009. A escola registou uma melhoria dos resultados a Matemática, houve muita reflexão, mudança, discussão e partilha de boas práticas. As verbas disponibilizadas pelo Ministério da Educação permitiram a utilização de novos recursos que se revelaram importantes na aplicação de estratégias diversificadas e houve a possibilidade de lecionar em par pedagógico, algo de muito importante porque na nossa escola os professores conseguem trabalhar em equipa.

  Foi neste contexto que a escola se candidatou ao novo Plano da Matemática. Desta feita, o enfoque foi dado ao desenvolvimento das competências dos professores no sentido de maximizar a rentabilidade pedagógica dos recursos adquiridos. A formação profissional, a troca de experiências e a troca de materiais são dimensões que procuraremos valorizar.

  Outra das dimensões que queremos trabalhar é a questão da cultura dos alunos. Uma relevante parte dos alunos chega à escola com uma atitude que inviabiliza bons resultados, especialmente numa disciplina tão carente de trabalho e treino como a Matemática. Não há estratégia que supere a férrea vontade de um aluno que se recusa a aprender e esta é, hoje, uma das principais, senão a principal dificuldade com que nos deparamos.

  O Plano da Matemática II é, então, um instrumento que a escola dispõe para continuar a aproximar-se do cumprimento da sua missão, em articulação com outros projetos em desenvolvimento e sob as linhas orientadoras do Projeto Educativo.

 

 
joomla templateinternet security reviews

Imagens

Publico.pt - Geral
Descrição
Logo PÚBLICO

ESAljustrel 2011
Webmasters: Prof. Ildefonso Godinho / Prof. Rui Reis

Technology template by best internet security