Inquéritos

Concordas com a agregação de escolas (Mega-Agrupamento)?
 

Sintonizador Rádio

Espaço

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

  À primeira vista a Escola Secundária de Aljustrel não é diferente das outras escolas. Talvez visualmente um pouco mais atractiva que certos estabelecimentos de ensino, pesa a seu favor o facto de estar no Alentejo e o seu aspecto exterior não estar degradado, nem pela poluição atmosférica dos grandes centros urbanos, nem pela jovem mão do homem que ainda não tomou plena consciência dos seus dotes de artista plástico.

  Quando se entra nesta arquitectura de paralelepípedos estilizados e banalizados pelos tempos modernos, tudo apresenta estar dentro daquilo que uma pessoa espera encontrar numa Escola.

  O facto de se situar no Alentejo não é factor que a beneficie, pois a amplitude térmica é grande e as baixas temperaturas também se fazem sentir no sul do país durante os meses mais frios.

  Estão afixadas, em locais de grande afluência, a calendarização de algumas actividades a desenvolver brevemente assim como algumas informações do interesse dos alunos.

  O bar, que se encontra em pleno funcionamento nos intervalos, é amplamente frequentado pelos alunos e funcionários da Escola em geral. É um pequeno bar que apresenta boas condições de higiene e não vende guloseimas no intervalo imediatamente anterior ao almoço.

  Na sala dos professores e nas imediações do bar está disponível uma máquina de venda automática de bebidas e pequenos snacks. Na área de convívio dos alunos, junto ao bar, encontram-se uma mesa de pingue-pongue e jogos de matraquilhos.

  A Papelaria está bem apetrechada, permitindo assim aos alunos adquirir material escolar a preços acessíveis.

  A cantina é de dimensões amplamente suficientes e arejadas. Servem-se diariamente cerca de 70 refeições à população escolar. No que diz respeito aos lavatórios estes estão relativamente cuidados.

  O recinto exterior ao edifício apresenta alguns pequenos jardins e uma zona alcatroada, com balneares anexos para a prática de desportos com bola e de corrida.

  O Pavilhão Desportivo da Escola permite actividades desportivas "indoor".

  De uma forma geral, a Escola Secundária não apresenta problemas de maior que prejudiquem o desenvolvimento da prática do ensino, de acordo com a legislação em vigor.

  Encontram-se alunos aqui e ali, auxiliares de educação um pouco incomodados por ver invadir a área do pátio acabado de limpar e húmido e alguns Docentes na Sala dos Professores.

  Sendo uma Escola Básica e Secundária, quando soa o toque de saída, os alunos lá deambulam pelo pátio vindo dos corredores que dão acesso às salas com a agitação própria dos alunos mais novos do terceiro ciclo.

  As instalações encontram-se cuidadas, as salas de aulas são de dimensões normais podendo acolher perto de trinta alunos. Em todas as salas estão afixados um plano e um processo de evacuação em caso de sinistro. As cadeiras e as mesas, como sem dúvida em todas as escolas do país, encontram-se "decoradas" de alguns pitorescos desenhos e de pequenos resumos de matérias.

  A Escola não beneficia de aquecimento central.

 
joomla templateinternet security reviews

Imagens

Publico.pt - Geral
Descrição
Logo PÚBLICO

ESAljustrel 2011
Webmasters: Prof. Ildefonso Godinho / Prof. Rui Reis

Technology template by best internet security